terça-feira, 26 de outubro de 2010

FORMAÇÃO ACADÊMICA X MERCADO DE TRABALHO


                                            O CENÁRIO É JUSTO?

Sem generalizar, é uma pergunta que muitos fazem quando finalizam uma graduação, sem perspectivas profissionais após a conclusão de um curso superior. Creio que seja um campo vasto para discutirmos - e aproveito a ocasião para convidá-los a deixarem os seus comentários sobre esse tema.

No meu ponto de vista, penso que a graduação tornou-se obrigatória, nos dias atuais. 
O cenário é injusto para quem não se acomoda, não resiste às mudanças, para quem estuda, planeja, ousa, se qualifica e corre atrás das oportunidades a curto, médio ou longo prazos. Prosseguir, sem recuar, em: estudo, pesquisa, conhecimento, capacitação, auto-motivação, persistência e investimento, em prol de excelência da qualidade, são metas louváveis em busca da inversão desse cenário.
Entendo que, a formação superior é cada vez mais indispensável, porém só isso não basta! Fazer a diferença e mantê-la de forma contínua, para otimizar os resultados, sempre foi um dos requisitos profissionais mais bem vistas pelas empresas.

Bom, como mencionei, o tema é amplo... No momento, gostaria de conhecer o que vocês pensam e aproveito para indagá-los: como lidar com este cenário, sabendo que é a realidade de muitos graduados? É motivo para desistir de caminhar e buscar outros horizontes? Do contrário, até quando persistir?

Desde já agradeço, com ânimo, a atenção de todos.
Um forte abraço! Emmanuel Urbano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário