segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMO TEM SIDO A SUA RELAÇÃO COM O SEU PÚBLICO?


















COM FOCOS NO CLIENTE OU NO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, APENAS?


A questão de atendimento e das relações com os clientes, permite-me fazer algumas indagações básicas, mas relevantes: Quem faz alavancar os lucros de qualquer patrimônio, como uma mola propulsora  impulsionando os negócios, numa época globalizada de consumo? Em termos de empreendimentos, existe pessoa física ou jurídica que perdure a curto, médio ou longo prazos, sem a participação efetiva dos CLIENTES?

O meu propósito, quanto a esses questionamentos, é o de destacar o bem mais precioso de uma empresa, de um negócio ou do tipo de atividade que se exerce: O CLIENTE. Para isso, é necessário oferecê-lo o MELHOR ATENDIMENTO, já que ele é o centro de TODA ATENÇÃO; e o papel de produzir e maximizar a SATISFAÇÃO desse cliente, seja qual for o meio de contato (pessoal, e-mail, on-line, telefone, etc.), sempre é de quem o atende (que pode ser eu ou você!). Precisamos atentar, assertivamente, que cada cliente pode se tornar um parceiro nosso, em potencial, através de um "simples" atendimento, mas promissor e de sucesso, construído, efetivamente, nos alicerces da empatia, transparência, moralidade, legalidade e da ética, gerando satisfação para ambas as partes.

Infelizmente, existem muitos profissionais sem o mínimo preparo para estarem nos mais dististos cargos de liderança. Sabendo-se que, o mercado está mais exigente, não despertaram ainda, quanto aos investimentos das habilidades, capacitação e técnicas de relacionamentos, em prol da satisfação de seus clientes. Desenvolvem meios arcaicos, obsoletos e egoístas em seus projetos e concentram seus esforços somente nos lucros gerados, sem o devido FOCO NO CLIENTE. “Desconhecem” que a prática das normas de excelência de atendimento, o feedback, e o acompanhamento (quando este se tratar, por exemplo, de uma pós venda), faz toda a diferença, quanto à fidelização e prospecção de clientes. É difícil, para estes, entender que os tempos mudaram...

Em contrapartida, há outros que, preocupados com o cenário dos relacionamentos, no âmbito da satisfação de suas clientelas, tornam-se mais competitivos, ganhando espaço e credibilidade; e são sabedores de que, não existe empreendedorismo sólido sem a boa relação com os clientes, pelo fato de serem, estes, a razão de subsistências dos negócios. Muitos empreendedores de visão futurista, com sucesso, investem em técnicas voltadas à excelência de atendimento, transformam as dificuldades em desafios e produzem grandes resultados, por utilizarem meios e recursos de atração, cada vez mais bem aceitos pelos clientes, e estes, por sua vez, além de demonstrarem satisfação pelo produto, bem ou serviço, são também atraídos pela QUALIDADE DO ATENDIMENTO.

A arte de lidar com clientes, pode até ser "delicada" e árdua muitas vezes, mas é dinâmica, de solidez e prazerosa, quando bem empregada. Portanto, não descuidemos das formas de atendimento e de relação com os nossos clientes! Quem tiver habilidade para otimizar os resultados, e mantê-los, terá referências de sucesso! No momento, não vou mais me alongar, para que vocês registrem seus comentários, ok?! Muito obrigado, mais uma vez, pela atenção e me despeço com um extenso abraço a todos!

Emmanuel Urbano.


5 comentários:

  1. Olá Emmanuel,

    Depois de ler este ótimo post, parei alguns instantes para pensar nas vezes em que fui bem e mal atendida ao adquirir algo. Então depois de uma breve reflexão, cheguei a conclusão de que: se o lider, vendedor, funcionário, representante ou distribuidor não possuir a excelência no caráter, certamente a excelência nunca estará presente em sua vida profissional. Obrigada pelo post.

    Deus o abençõe!

    Mônica Bolini

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  2. Olá Mônica,

    Bem vinda de volta ao nosso espaço! Obrigado por enriquecer o conteúdo deste artigo, com o seu raro e precioso discernimento!

    Quem nunca passou por situações constrangedoras, oriundas do mau atendimento de "profissionais" que não possuem, sequer, auto referências nos campos moral e ético para exercerem, satisfatoriamente, as suas atividades de relação com o público? Muitas vezes, absorvem problemas externos e os canalizam para quem deseja obter informações, adquirir um determinado produto ou serviço e pagar para ser bem atendido: O CLIENTE.

    E a causa, muitas vezes, não é a ausência de treinamento adequado, mas sim de índole! As consequências da falta de caráter e personalidade de muitos profissionais em exercício de qualquer que seja a atividade, resultam no que você bem disse: deixam máculas às suas carreiras profissionais, resumindo. Concordo com você, Mônica! Acrescento ainda, que as dificuldades que esses profissionais têm, em gerir conflitos, também compromentem o convívio social e os seus relacionamentos interpesoais. Precisam de ajuda, urgentemente!

    Esse tema nos chama muito à atenção, no sentido de entendermos que o CLIENTE deve ser o foco principal, para efeito da existência dos diversos segmentos profissionais, conforme abordei. Acredito que, a excelência dos relacionamentos em prol desse cliente de nada valerá, se não houver uma mudança interior e de atitude, por parte de quem lida com clientes. E o seu feliz comentário, Mônica, confirma isso, através de uma linha de raciocínio assertiva.

    Que possamos progredir nessa nossa jornada, estreita mas de galardões, sem perdermos o foco da importância de praticarmos e mantermos os bons relacionamentos com o nosso público.

    Fico por aqui, desta vez, e no aguardo do nosso próximo contato, ok?! Um forte abraço, amiga, e muito obrigado! Continue sendo essa pessoa admirável que você é; inspirada e sabedora, quanto ao que pensa e diz!

    Emmanuel Urbano.

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  3. Olá Emmanuel, parabens pelo excelente post, de fato acho que temos que voltar os nossos negócios a nossos clientes, nas necessidades, anseios e resolver os problemas deles e não os nossos!

    Construir e gerenciar um negócio visando somente o próprio lucro sem se preocupar com as pessoas em si é um grande risco, pois mostra a todos que você é um empreendedor voltado apenas ao lucro e não em ajudar ao próximo.

    É claro que não somos hipócritas e queremos ganhar dinheiro com nossos negócios, porém ficar empurrando vendas, ofertas, não dar suporte aos clientes, não é nada agradável e não passa nenhum pouco de credibilidade para as pessoas.

    Agora quando você ajuda em primeiro lugar, resolve problemas, é atencioso com seus clientes, pode ter certeza que sua credibilidade aumenta, seu poder de atração também, fazendo com que você tenha muoto mais sucesso nas suas vendas quando precisar utilizar deste recurso.

    Abraços e parabéns pelo excelente trabalho!

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  4. Prezado Diogo,

    Muito honrado por sua presença, amigo, e feliz por ter apreciado esse post! Seja bem vindo, sempre!

    Faço referência à palavra "ATENÇÃO", como a principal no atendimento a clientes e que você a destacou com propriedade, pois, quando a excelência no atendimento vem seguida de soluções, gerando satisfação de clientes, as concretizações das vendas surgem como consequências de retorno, naturalmente. É fato!

    Parabéns, pelo seu preciso e oportuno comentário! Você conseguiu resumi-lo muito bem e fechar com "chave de ouro" no último parágrafo.

    Conto com a sua presença, retornando quando quiser, nesse espaço que é nosso, Diogo!
    Agradeço pela contribuição e partilha dos seus conhecimentos, para conosco!

    Um forte abraço, sucesso e até breve!

    Emmanuel Urbano.

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  5. Olá, Emmanuel!
    Que bom saber que existem administradores que buscam excelência mesmo nesta área, muitas vezes difícil de lidar, pois sei que assim como há muitos estabelecimentos, empresas, áreas de atuação, funcionários e chefes, também existem diversos tipos de clientes, que em determinados momentos tornam-se "intragáveis", porém, é aí que deve entrar o auto controle, o profissionalismo, a atenção e porque não dizer, a hospitalidade? Pois, é! Quando o Diogo fala sobre atenção, lembro-me da hospitalidade que é um dos dons dados por Deus, que se exercido com dedicação, faz milagres, até mesmo com pessoas difíceis de lidar! Sei que priorizará sempre, seu objetivo nesta área: seu cliente!Parabens pela profissão que escolheste! Torne-a realmente "um espelho de seus modos."
    Luciana Reis Moura (Pedagoga)
    Saõ Luis - MA

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