domingo, 31 de outubro de 2010

A ÉTICA NO TRABALHO: VALORIZADA OU VULGARIZADA?


O famoso: "disse-me-disse", expressão causadora de contendas...
Lamentável e bastante prejudicial para quem é protagonista da falta de ética! Mas há, também, os que são ou foram vítimas dela.

Fofocas, invejas, disputa por cargos e vários outros tipos de "pecados comportamentais", que envergonham as regras da conduta moral e profissional, sempre revelam o tipo de índole de quem se aproveita para difamar, criticar e destruir a carreira profissional de um colega de trabalho, sem o mínimo senso ético.
Essa abominável situação acontece, geralmente, numa esfera pessoal, contaminando àqueles(as) que se deixam influenciar.

Acredito que a falta de ética no trabalho funciona, semelhantemente, como a invasão de um vírus,  à procura de um abrigo pré-disposto à contaminar-se, atacando a estrutura do corpo e ambiente organizacionais.  É um mal que deve ser combatido, sempre!

E vocês, o que pensam do provérbio: "diga-me com quem andas e te direi quem és"? Existe alguma relação com o tema abordado? Como devemos agir, ou reagir, para com aqueles que tentam nos atacar com costumes anti-éticos? Quem já foi vítima?

Participem! Deixem os seus comentários!

Fico no aguardo dos contatos e agradeço, eticamente, a atenção dispensada!
Emmanuel Urbano.


9 comentários:

  1. Olá, Emmanuel!

    O assunto de seu artigo é bem atual! Infelizmente muitas pessoas causam transtornos com a falta de ética e fofocas. Isso é bem típico do mercado tradicional, onde as pessoas querem aparecer e terem sucesso sem pensar no outro e muitas vezes até causando prejuizos.

    O Marketing de Rede realmente é um negócio fantástico! Ele quebra essas situações citadas acima, pois quem não ajuda não tem resultado. Não é um negócio "para se colocar gente e vender produtos", é um negócio de pessoas, pessoas com sonhos e objetivos, pessoas que gostam de ajudar pessoas.
    O sucesso virá como resultado do que se faz pelo o outro. O sucesso virá através de um trabalho em equipe, de um trabalho ético e da crença em nós e na empresa ou negócio ao qual estamos ligados.
    Não existe mágica! Não existe mistério! O sistema está pronto, cabe a cada um desenvolver com profissionalismo, comprometimento, humildade, fé e conhecimento das ferramentas que irão ajudar ao longo do caminho.

    E falando em ferramentas, quero partilhar com você sobre uma inovadora ferramenta para quem faz Marketing Multinível; para empreendedores; para empresas; para quem deseja ser acessível aos seus prospectos, clientes, distribuidores, equipe, amigos... Para pessoas de visão como você! Uma ferramenta sem igual: RAMAL CELULAR.

    Imagine, você e seu negócio sendo encontrados em qualquer lugar!? Imagine a pessoa ligar para você de qualquer lugar (seja do Brasil ou do exterior) pagando o preço de uma tarifa local de telefone fixo e você receber essa chamada no seu celular? Incrível, não é? E possível!!
    Para falar com você, seus contatos (seja de negócios ou parentes ou amigos) terão apenas que ligar para o “Número de Acesso” da cidade em que se encontram (listagem no site) e, após ouvir a saudação, digitar o seu ramal. Pronto! A chamada tocará em seu celular! O custo, para quem liga, é o de uma chamada local para telefone fixo e, para você, que recebe, é grátis!

    Você pode estar avaliando esta ferramenta através deste site:
    http://www.ramalcelular.com.br/1337

    Com certeza, você irá alavancar os seus negócios e estará fazendo uma das coisas que o Marketing de Rede prega - ajudando as pessoas a terem seu suporte e conhecerem a sua oportunidade! A duplicação será bem melhor e mais econômica!!

    Sucesso sempre!
    Flavia Madeira
    Consultora de Negócios
    http://flaviamadeirafm.blogspot.com/
    * Estou a disposição para maiores informações através do fone:
    40620852 - Ramal 1337 (ligação local de qualquer lugar)

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Emmanuel,

    Agradeço muito o comentário que fez em meu tão simplório blog, mas gostaria de deixar claro que não sou uma especialista em absolutamente nada. Sou apenas mais uma gota neste oceano que nos une muitas vezes através de coisas desagradáveis.
    Atendendo ao seu pedido, li os teus posts e como boa observadora percebi o grau do teu senso de ética. O conteúdo é ótimo, esclarecedor e educativo. O template também é muito bom e você usou de simplicidade e harmonia, isso agrada muita gente.
    Quanto as outras observações, creio que as vezes sou mal interpretada, mas o meu blog é o meu espaço, a minha mente digital onde eu posso postar o que eu quero. As tuas idéias podem facilmente se transformar em polêmicas como as minhas e se isso acontecer, faça como eu : deixe bem claro que este espaço é teu!

    Parabéns e obrigada pelo blog maravilhoso Emmanuel!!!

    Deus o abençõe!

    Mônica Bolini

    ResponderExcluir
  3. Prezada Mônica: seja muito bem vinda!!!

    Primeiramente, agradeço-lhe por se tornar seguidora do meu blog e pelo privilégio de poder seguir o seu.
    Espero contar sempre com a sua participação e ajuda, para juntos trocarmos ideias e experiências pertinentes aos interesses do nosso meio.
    Deixo registrado que dicas, comentários verdadeiros e inteligentes, como os seus, já estão sendo bastante enriquecedores para o meu aprendizado e interação. Se existe alguém que deve agradecer, desde já, Mônica, este sou eu. O seu blog é uma fonte maravilhosa de sabedoria... Parabéns!!!
    Um forte abraço e que Deus lhe abençõe, amiga.
    Atenciosamente,
    Emmanuel Urbano.

    ResponderExcluir
  4. Emmanuel,

    Eu tenho plena consciência de que não sou referencia para ninguém pois me coloco sempre na posição de aprendiz. Agradeço muito suas palavras e a explicita admiração exposta em seus comentários.
    Gostaria de te dizer algo que já digo há algum tempo e que infelizmente poucos entendem : " neste meio somos todos elos de uma mesma corrente e quando nos conectamos nos tornamos fortes e solidificamos nossas parcerias."
    Mas como você deve saber, todos os metais tem seu grau de resistência e caso você se conecte a um elo cuja a qualidade da liga seja duvidosa, não exite em desconectar. Pense sempre no todo, em quantos elos compõem a tua corrente e respeite o espaço alheio. Você tem um incrível potencial e sua diplomacia deve ser reconhecida.

    Uma vez mais agradeço a sua gentileza comigo e desejo que sua jornada seja de sucessivos momentos vitoriosos.

    Deus o abençõe!

    Mônica Bolini

    ResponderExcluir
  5. Mônica,

    Muito grato, mais uma vez, por suas palavras. Mas, você é que tem sido generosa, conselheira, cristalina e ÉTICA para comigo.

    Sabe-se que, todos nós temos o nosso valor. Valores éticos, morais, de juízo e de reconhecimento, por exemplo. Concordo com você que os metais têm o seu grau de resistência porém, todos com seus valores distintos. Portanto, nesse imenso garimpo, você é, sim, referência para mim. Atentei à leveza do metal que você, Mônica, representa em nosso meio. Ao contrário dos metais pesados existentes por aí e, por muitas vezes, até desprezíveis...

    Sendo assim, esforçar-me-ei na tentativa de acompanhar-lhe (se é que estou à altura...), na retidão de suas informações, críticas, sugestões, solidificando cada vez mais a nossa parceria, em busca de uma melhoria contínua, e mútua, através de um relacionamento seguido de conselhos e ensinamentos éticos, também.

    Desejo-lhe, ainda mais, saúde e sucesso, em dobro, equilíbrio e evolução emocional constantes, principalmente nos momentos de decisão.

    Que Deus continue abençoando a sua vida, sempre!

    Um forte abraço!

    Emmanuel Urbano.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Emmanuel, antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo excelente artigo.Obrigada por gostar dos meus artigos.Estou engatinhando ainda, mas sempre atenta as novidades do mundo Empresarial.Conhecimento é muito importante.
    Concordo com tudo que você escreveu.Já sofri muito bullying nas empresas,exatamente por causa disso.Se existe algo que prejudica o funcionário na empresa é exatamente isso.Seu patrão não quer saber se é verídico ou não, infelizmente as coisas são assim.A primeira empresa que trabalhei de médio porte, a única que me deu oportunidade de crescer, se não fosse por uma pessoa ter me prejudicado fazendo o diretor me despedir, poderia estar até hoje trabalhando..Eu amava trabalhar naquela empresa..Lembro com saudades dos meus amigos verdadeiros, e do ambiente descontraido.Por causa de algo tão bobo,e aquele diretor era radical,quando estava de mal humor despedia qualquer um.Depois de ter saido da empresa,aprendi a ser mais reservada e discreta nos ambientes de trabalho.Deixava os fofoqueiros e adeptos a maldade e fica no meu canto.Quando queriam saber minha opinião não dizia nada que pudesse me comprometer..Tem que ter jogo de cintura e aprender a lidar com esses seres humanos.Ficar isolada também não resolve o problema pois você será alvo do mesmo jeito.É complicado lidar com essas coisas..

    ResponderExcluir
  7. Querido..Quero seguir blog da Mônica gostei da explanação dela..
    É assim mesmo.Mas não devemos nos deixar abater por críticas.Artigos são feitos para instruir,informar.Se o "leitor" não gosta procure um blog de sua preferência,afinal existem zilhões de blogs na internet.Os assuntos abordados aqui fazem parte do cotidiano do empregado, é a realidade.Não adianta fingir que essas coisas não acontecem no trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Olá Flávia Madeira, bom dia!

    Primeiramente, agradeço-lhe por sua gentileza, por ter prestigiado o tema que abordei e pelas palavras de elogio. Fiquei lisonjeado, amiga!

    Em segundo lugar, peço-lhe desculpas por estar lhe respondendo só agora. Prometo-lhe que, no seu próximo comentário, retornar-lhe-ei com uma maior brevidade, ok?!

    Bem, quanto ao assunto que você explicitou sobre Marketing, digo-lhe que, no momento, venho desenvolvendo um trabalho de análise e pesquisas, por ser um leigo praticante, do MMN e de Marketing de Rede, com o propósito de aprimorar as técnicas do e-commerce, voltadas à atração e multiplicação, oriundas da sinergia que essa cadeia emana, de forma legal e promissora, a quem assim desejar. Para isso, necessito colocá-las em prática, para alcançar o êxito, e me encontro um pouco desatualizado e “engatinhando” para atender às demandas deste nicho.

    Decidi, então, seguir-lhe. Estou apreciando o seu blog, que por sinal muito bem feito e atrativo, ou seja, rico em conteúdo e esclarecedor, quanto ao tema a que se propõe, para a apreciação de todos nós. Em seu Site, as dicas que você dá, sobre trabalho em casa, norteiam qualquer pessoa a sair da “desconfortável” zona de conforto. E isso é bastante desafiador àqueles que estão na mesmice.

    Para não ser um desses, gostaria de saber se posso recorrer a você, solicitando-lhe dicas, sugestões ou até mesmo consultorias “in moments help’s”?

    Desde já, agradeço-lhe a atenção dispensada e fico no aguardo do próximo contato.

    Um forte abraço!

    Emmanuel Urbano.

    ResponderExcluir
  9. Prezada amiga Vivian, seja muito bem vinda!

    Muito grato pelos comentários e elogios, mas como diz a nossa amiga Mônica Bolini: “sou apenas uma gota no oceano”.

    Sem a mínima pretensão, pois não preciso disso para me expor, acredite, a inspiração que busco para escrever sobre certos assuntos, pode até ser por Graça Divina, até porque é saudável que a busquemos, mas é, também, baseada em fatos reais. Agora, o estímulo, sim, vem de vocês, e é por vocês que dedico à minha atenção neste blog, com extensão às nossas páginas de relacionamentos, também.

    Vivian, com relação à sua experiência, que é semelhante à de muitos (e nesta também me incluo), é lamentável que tenha ocorrido. Porém, acredito que você agiu com inteligência e cautela para se proteger desse vício maldito que, no seu caso, foi a fofoca, presente em todos os lugares, infelizmente, e que desencadeou na sua demissão.

    Imagino os maus bocados que você deve ter passado; a sensação de ira... E é justamente nessas horas, que tendemos a agir com a falta de equilíbrio emocional (falo deste, no post sobre inteligência emocional, confira quando puder!).

    Você foi vítima, é fato, pelos diversos fatores que anteriormente mencionou, mas estou convicto que você não foi totalmente aniquilada, por quê? Você está VIVA, amiga! Contando sua experiência de vida a quem quiser ouvir e, possivelmente, ajudando pessoas a enfrentar problemas dessa natureza, com honra e humildade. Os ensinamentos nos levam a isso, não é mesmo?!

    Vivian, quanto aos felizes comentários da Mônica Bolini, em meu blog, tenho uma profunda admiração pelo seu trabalho, mas principalmente, por sua pessoa. É muito inteligente, verdadeira e muito mais (são vários os adjetivos que a qualificam nesse meio que nos une e tão obscuro, ao mesmo tempo, como ela mesma nos diz). Recomendo-lhe que se torne uma seguidora fiel dela, com pressa! Confira e depois, diga-me se está arrependida...

    Amiga, muito obrigado pelo contato, sucesso e um forte abraço, a você e a seu esposo! Já estou elaborando novos posts e, desde já, no aguardo dos seus comentários, Vivian.

    Emmanuel Urbano.

    ResponderExcluir